Conheça três doenças do trato urinário 

cistite é uma das doenças mais conhecidas atualmente. O termo “cistite” é utilizado para descrever uma síndrome que compreende: ardência ou dor ao urinar, aumento da frequência da micção, dificuldade de micção e, ocasionalmente, dor à palpação da região de baixo ventre. 

 

Entretanto, estes sintomas também podem estar associados à inflamação do trato urinário inferior, produzidos por uretrites, como a gonorreia ou a infecção por clamídias. 

 

pielonefrite aguda é uma síndrome clínica que envolve o rim, caracterizada por dor e/ou sensibilidade à palpação na região lombar e febre, sendo que, por vezes, ocorrem também os sintomas de infecção urinária baixa citados acima. 

 

bacteriúria assintomática é frequentemente identificada em exames de triagem, pois não é acompanhada da sintomatologia comum à cistite ou à pielonefrite. Ela é definida como a presença de bactérias na urina através da contagem de colônias de bactérias no exame denominado urocultura, que avalia a proliferação de bactérias na urina. 

 

A indicação de tratamento específico só será feita em alguns casos, nos quais a presença de bactérias na urina pode ocasionar maior tendência à infecção e complicações, como em pacientes grávidas ou pacientes que serão submetidos a cirurgias urológicas, por exemplo. 

 

O tratamento inadequado de pacientes com bacteriúria assintomática pode impactar na ocorrência de maior incidência de bactérias resistentes, portanto, o exame de Urocultura e Antibiograma são de grande importância para o tratamento. 

 

Saiba mais sobre esses exames.