O exame FAN deu positivo. E agora?

Anticorpos Antinúcleo (FAN) são auto-anticorpos contra diferentes estruturas das células. O exame FAN, hoje denominado como Pesquisa de Anticorpos Contra Antígenos Celulares (PAAC),  auxilia no diagnóstico de doenças autoimunes sistêmicas. 

Atualmente, a alta frequência de resultados positivos do teste em indivíduos saudáveis ou com manifestações clínicas vagas tem gerado uma situação denominada “Síndrome do Anticorpo Antinúcleo Idiopático”.

Esse fenômeno se deve à melhoria na metodologia de análise com consequente diminuição na especificidade do teste. Este último fator agravou-se nos últimos tempos,visto que muitos médicos passaram a utilizá-lo mesmo sem ter familiaridade com doenças autoimunes. 

O exame deve ser solicitado apenas quando houver suspeita convincente de doença autoimune. Sua solicitação frente a um paciente com queixas vagas, frequentemente trará mais confusão ao raciocínio clínico, visto que um resultado positivo não implica necessariamente em autoimunidade.

Caso um médico solicitante de outra especialidade suspeite de doença autoimune pela somatória de achados clínicos e laboratoriais, o paciente deverá ser encaminhado para avaliação de um Reumatologista, especialista capacitado para diagnosticar esses tipos de doenças.

Caso continue com dúvidas, entre em contato com nossa equipe de Assessoria Médica. Estamos à disposição para auxiliá-lo!

 

Dra. Letícia Ma. Koalchinski R. Brandão

Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia

Assessora Médica do Laboratório Franceschi