1º Laboratório de Campinas e região a oferecer 3 metodologias de exame para Coronavírus

[post atualizado em 12/05/2020 às 14h51]: Neste momento, o Laboratório Franceschi está oferecendo o exame sorologia IgG e IgM. Para informações sobre esta e demais metodologias, consulte nossa central de atendimento: (19) 3514-5000.

 

Franceschi Medicina Diagnóstica é o 1º laboratório em Campinas e região a oferecer 3 metodologias de exames para Coronavírus:

1) Detecção por PCR (RT-PCR)

2) Sorologia IgM e IgG

3) Teste rápido (IgG/IgM)

 

O Laboratório Franceschi, com mais de 45 anos de história, foi fundado e é dirigido por médicos patologistas clínicos, um diferencial dentre as demais ofertas do mercado. Nossa Assessoria Médica, formada por médicos especialistas está constantemente revisando e acompanhando dúvidas dos pacientes e questionamentos médicos, de forma a oferecer tradição, qualidade e comprometimento com a qualidade do exame oferecido.

De forma a oferecer maior segurança e praticidade aos pacientes, o laboratório está oferecendo desde março/2020 horários especiais de coleta e coleta residencial para as cidades de Campinas, Jaguariúna e Paulínia.

É importante observar que cada um dos exames para Coronavírus (SARS-CoV-2) tem uma indicação clínica, regras específicas de coleta e para serem colhidos precisam ter disponibilidade e condições confirmadas com nossa central de atendimento: (19) 3514-5000.

 

Segue mais informações sobre os exames oferecidos:

 

1) Detecção por PCR (RT-PCR)

O teste específico para Coronavírus, Detecção por PCR (RT-PCR), é o mais indicado para suspeita de COVID-19, para pacientes com febre, sintomas respiratórios. O diagnóstico é realizado através da técnica de biologia molecular (RT-PCR) a partir de amostras de secreção coletadas das vias aéreas superiores (nasal e oral).

 

2) Sorologia IgM e IgG

O exame de Sorologia para Coronavírus pode ser coletado a partir do 6ª dia de sintomas ou após contato com caso suspeito confirmado, e idealmente a partir do 10º dia para se evitar resultados falso negativo.

Este exame, possível de ser realizado em amostras de sangue, permite confirmar a infecção por Coronavírus em pacientes com sintomas típicos e em casos suspeitos sem sintomas, além de contribuir para o monitoramento e controle do surto da doença.

Anticorpos IgM são descritos como marcadores de infecção aguda em doenças respiratórias, permitindo uma detecção sensível desta infecção na fase inicial da doença. Já Anticorpos IgG são adequados para a triagem de um grande número de pessoas após o contato com o Vírus e determinação da possível imunidade.

 

3) Teste rápido (IgG/IgM)

O teste rápido 2019-nCoV IgG/IgM indicará apenas a presença de anticorpos IgG e IgM para SARS-Cov-2 na amostra.

Não deverá ser usado como o único critério para o diagnóstico, sobretudo em pacientes com sintomas de início recente, uma vez que a sensibilidade do teste pode ser reduzida quando aplicado em fases precoces da doença (tempo de sintomas inferior a dez dias). Portanto, a exclusão do diagnóstico de COVID-19 não deve ser feita apenas por avaliação isolada de resultados dos exames laboratoriais, pois no caso de um estágio inicial da infecção, falsos negativos são esperados. Essa possibilidade justifica a testagem sequencial em pacientes com quadro clínico compatível.

A presença de resultados positivos nos testes sorológicos é altamente sugestiva de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, considerando que a especificidade desses testes é alta e que não há evidências de reatividade cruzada nos estudos publicados.

O papel dos testes rápidos no rastreio de pessoas assintomáticas ou na identificação de pessoas com anticorpos IgM/IgG com o intuito de presumir imunidade adquirida permanece incerto.

 

Informações importantes:

. De forma a garantir melhor assistência ao paciente com sintomas e proporcionar maior segurança aos demais pacientes que frequentam os estabelecimentos do Laboratório, solicitamos a todos que sigam as instruções recebidas pela nossa equipe.

. Para mais informações sobre o Laboratório Franceschi durante a situação atual, acesse nosso post sobre nossas atividades, constantemente atualizado: https://www.laboratoriofranceschi.com.br/noticia/covid-19-mudancas-atendimento-unidades-laboratorio-franceschi/