A chegada da primavera e os cuidados com a saúde

O inverno está chegando ao fim para dar lugar às flores da primavera. É hora de aproveitar para curtir o melhor da vida ao ar livre. Neste ano, a primavera começa oficialmente a partir do dia 23 de setembro, às 4h50. Aqui no Brasil, este período é marcado não só pelas flores, temperaturas mais altas e até por algumas pancadas de chuva. Mas, como ter mais qualidade de vida durante a primavera?

 

Hidrate o seu corpo

 

A hidratação também é importante nesta estação. Além de beber pelo menos dois litros de água diariamente, a hidratação da pele também precisa fazer parte da sua rotina durante a primavera. Use hidratantes corporais ao menos duas vezes por dia, principalmente nas áreas mais expostas como os braços, pescoço e o rosto. O uso de protetor solar nessas partes do corpo para protegê-lo dos raios UVA e UVB.

 

Invista em uma alimentação saudável

 

Durante a primavera, o corpo retém mais líquido, principalmente pela alta temperatura.  É hora de deixar de lado os alimentos gordurosos e consumir mais frutas, verduras e legumes. Quanto mais água e menos açúcar esses alimentos tiverem, melhor será a digestão. Entre as principais frutas, estão: melancia, morango, abacaxi, laranja, entre outros. Essas frutas e o suco delas também ajudam na hidratação.

As verduras e legumes são importantes para o seu sistema imunológico, já que elas são ricas em fibras e minerais. Algumas frutas secas e grãos podem fazer parte da sua rotina alimentar para tornar a sua alimentação mas saudável e o seu corpo mas resistente. Além disso, incluir esses alimentos na sua alimentação contribui para combater o colesterol e outras doenças cardiovasculares que podem prejudicar o seu organismo.

 

Saia do sedentarismo

 

O inverno é quase um sinônimo de preguiça. Nos dias frios o corpo fica mas indisposto e a cama acompanhada de um bom filme se tornam mais interessantes. Já nos dias mais quentes e floridos, porque não aproveitar para começar aquela caminhada que você está planejando desde a virada do ano? Praticando exercícios o corpo fica mais disposto e o seu sistema imunológico ainda mas protegido?

 

Mantenha os ambientes arejados

 

Esse período costuma ter um clima quente e úmido. Por isso, manter os ambientes bem arejados é uma das melhores maneiras para evitar problemas respiratórios, como rinite, alergias e coriza, durante essa estação. O ambiente úmido se torna perfeito para a proliferação de ácaros. Isso sem falar da alta quantidade de pólen de flores no ambiente.

A poluição do ar piora ainda mas a saúde de quem sofre desses problemas. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), de 10% a 20% da população do mundo, sofre de rinite alérgica. Por isso, algumas ações como guardar tapetes e pelúcias, limpar a casa com pano úmido e utilizar produtos de limpeza neutros ajudam a evitar os principais sintomas de alergia. Manter as janelas abertas e deixar o sol entrar pelo menos três horas por dia, também auxilia a diminuir os possíveis desconfortos.

Apesar das alergias não terem uma cura aparente, elas podem ser controladas. Por isso, fazer exames para descobrir ao que se é alérgico e fazer o acompanhamento médico correto contribuírem para ter mais qualidade de vida e evitar a congestão nasal, os olhos lacrimejando e a coriza. Veja os outros artigos do nosso site.