Alimentação Saudável

Muita gente pensa que ter uma alimentação saudável é sinônimo de ter uma vida cheia de restrições em relação à comida. A realidade não é bem essa! Mas, sim o equilíbrio que faz toda a diferença para que as pessoas tenham muito mais bem-estar e qualidade de vida. Variedade e moderação também precisam fazer parte do dia a dia do cardápio de quem busca se alimentar bem. Segundo material desenvolvido pelo Ministério da Saúde, existem 10 atitudes que podem ser incluídas no dia a dia para ser mais saudável. Você sabe quais são?

Os 10 mandamentos da alimentação saudável

 

  1. Comer frutas e verduras: esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Substâncias essenciais para garantir o funcionamento do organismo e que garantem uma melhor absorção dos alimentos.
  2. Para cada duas colheres de arroz, uma de feijão: os alimentos básicos da alimentação do brasileiro, é recomendado pelo Ministério da Saúde devido à quantidade de proteínas que eles têm quando se complementam.
  3. Evitar gorduras e frituras: o excesso desses alimentos causa obesidade, doenças no coração, diabetes e também hipertensão.
  4. Diminuir o consumo de óleo: o indicado pelo Ministério da Saúde em seu guia de alimentação, é o uso de uma lata de óleo para cada duas pessoas da casa por mês para o preparo dos alimentos.
  5. Não deixe de fazer as refeições principais: muita gente acredita que longos períodos de jejum são a melhor maneira de ter uma alimentação saudável. Mas, quanto mais tempo você fica sem comer, mais você come em sua próxima refeição. Por isso, não pule o café da manhã, almoço ou jantar e faça pequenos lanches entre essas refeições, normalmente a cada 3 ou 4 horas.
  6. Quando estiver comendo, não faça outras atividades: criamos o hábito de comer mexendo no celular ou em frente a TV. Com isso nos distraímos e não controlamos a quantidade de alimentos que estamos comendo.
  7. Evite doces e alimentos muito calóricos: comer exageradamente esses alimentos que são pobres em nutrientes e ricos em calorias, faz muito mal à saúde. Para isso, é importante prestar atenção na qualidade de cada alimento que você come.
  8. Foco em verduras, legumes, frutas e cereais: ter uma alimentação saudável é dar preferência aos alimentos certos. Você já foca em verduras, legumes, frutas e cereais?
  9. Beba muita água: beber pelo menos 8 copos de água por dia é o que você precisa para manter o seu corpo hidratado na dose certa.
  10. Atividades físicas: movimente-se! Não é preciso pegar pesado e se tornar um atleta de alta performance do dia para noite, escolha uma atividade que você goste e verá os benefícios de se exercitar. Além de queimar calorias, as atividades físicas também diminuem a ansiedade e o estresse.

Comece agora a se alimentar melhor

 

Começar essa mudança no primeiro mês do ano costuma dar mais motivação para tornar essas práticas um verdadeiro hábito. Comece aos poucos, trocando o refrigerante por sucos naturais, evitando a ida a fast-foods, experimentando alimentações saudáveis e optando por frutas ao invés de doces na hora da sobremesa.

Ter o acompanhamento de um profissional de saúde durante este processo ajudará, com os processos e avaliações adequados, a entender exatamente o que o seu organismo precisa, sem sofrer com restrições.