Avaliação Laboratorial para SARS-COV-2

Nunca, nos tempos atuais, o dado de que 70% das decisões médicas são baseadas em exames laboratoriais foi tão presente.

Uma das principais ferramentas de combate a pandemia causada pelo Novo Coronavírus é a correta utilização dos testes para diagnóstico da doença. Os dois tipos de exames que auxiliam os médicos são: o RT-PCR (Real Time – Polymerase Chain Reaction) e a Sorologia. O primeiro avalia a presença de material genético do vírus em secreções da narina e da orofaringe, fazendo o diagnóstico da doença ativa. É o exame padrão-ouro para classificar um paciente como portador de COVID-19. Já a Sorologia pode ser realizada por diversas metodologias, que variam em sensibilidade e especificidade, visa pesquisar Anticorpos (Imunoglobulinas) presentes no sangue, após a infecção ter ocorrido.

O Laboratório Franceschi conta com dois tipos de Sorologias disponíveis: A Sorologia para SARS-COV-2 Anticorpos Totais (IgA, IgM e IgG) e Sorologia para SARS-COV-2 Anticorpos IgM e IgG. Cada teste apresenta características que em determinado momento da doença, podem auxiliar o entendimento da fase de infecção que o paciente se encontra.

A dosagem de Anticorpos Totais se mostrou em estudos científicos com uma capacidade muito grande de identificar os pacientes previamente infectados, com alta sensibilidade e especificidade. É atualmente o melhor teste para verificar o contato prévio com o vírus. No entanto, em uma faixa mais estreita de tempo de sintomas (entre o 10º dia e 14º dia), a avaliação de Imunoglobulinas da classe M (IgM) pode auxiliar a estimar o período de infecção, principalmente se o paciente for assintomático.

Assim, disponibilizamos as pesquisas de Anticorpos Totais e de IgM e IgG para auxiliar no melhor diagnóstico de nossos pacientes. Lembrando que sempre que necessário, a Assessoria Médica do Laboratório Franceschi, está a disposição para dúvidas e esclarecimentos, nos mais diversos canais de comunicação.

Por: Dr Gabriel Franceschi Marchiori – CRM 139609