Dia 26/04 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

O “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial” acontece no próximo dia 26 de abril com o objetivo de alertar e conscientizar a população a respeito dessa doença frequente e que pode trazer muitas repercussões para o paciente.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a doença de maior prevalência e a principal causa de morte no Brasil. Em nosso país, uma em cada cinco pessoas sofre da doença e apenas 10% desses estão com a doença controlada. É importante alertar que a HAS é uma doença silenciosa e na maioria das vezes assintomática. Quando os sintomas aparecem são pouco específicos ou muito graves como o Infarto do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desta forma, o melhor tratamento é a prevenção.

Estão associados ao descontrole pressórico fatores genéticos e o estilo de vida. Entre os “vilões” estão a obesidade, sedentarismo, estresse, tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas.

É fundamental a manutenção de hábitos de vida saudáveis como dieta balanceada, controle de peso, atividade física e visitas regulares ao seu médico.

Não existem exames laboratoriais específicos para o diagnóstico da Hipertensão Arterial, mas eles são fundamentais para o diagnóstico e acompanhamento de doenças associadas ao aumento do risco cardiovascular.

Previna-se. Procure o seu médico!

 

Dr. Hugo Pazianotto

Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia

Assessor médico do Laboratório Franceschi