Fique atento! Saiba mais sobre o Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa e viral aguda, provocada pelo morbilivírus, altamente contagiosa e que pode acometer pessoas de qualquer idade, causando graves complicações, como: pneumonia, encefalite, otite média, traqueobronquite, infecções secundárias bacterianas e, tardiamente, com complicações mais severas tal qual a panencefalite esclerosante subaguda.

 

A transmissão dessa doença ocorre de pessoa para pessoa, por secreções nasais expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas são: febre alta, manchas avermelhadas por todo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e pontos brancos na mucosa oral. As manchas surgem entre o 2º e 4º dias de doença e se inicia na região retro-auricular (atrás das orelhas). O período de incubação do sarampo geralmente é de 10 dias e a transmissibilidade dura de 4 a 6 dias antes do exantema até 4 dias após o seu aparecimento.

 

O diagnóstico laboratorial é realizado por meio de sorologia para detecção de anticorpos IgM específicos e detecção do ácido nucleico viral por RT-PCR.

 

Como prevenir?

1) Vacinação

2) Lavar sempre as mãos

3) Isolamento dos casos suspeitos de sarampo

 

A região das Américas foi considerada livre do sarampo em setembro de 2016, entretanto desde fevereiro de 2018, o país enfrenta a circulação do vírus do sarampo (genótipo D8, circulante na Venezuela desde 2017), nos estados de Roraima e Amazonas. Em 2018, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul também tiveram casos confirmados. A manutenção do sistema de vigilância epidemiológica para essas doenças é fundamental, com o objetivo de detectar oportunamente todo caso de sarampo ou rubéola importados, bem como adotar todas as medidas de controle.

Seguindo as recomendações da Vigilância Epidemiológica de Campinas e prezando a qualidade e a segurança do atendimento no Laboratório Franceschi, solicitamos que os pacientes nos informe se possui um ou mais dos sintomas mencionados. Para evitar potencial transmissão da doença, a equipe do laboratório irá fornecer máscara cirúrgica para uso, a fim de garantir a segurança do paciente em nossos estabelecimentos.

 

Dra. Maria José Kassab Carvalho

Assessora Médica do Laboratório Franceschi

Infectologista