Assessora Letícia Brandão acompanha Simpósio alemão

A assessora médica do Laboratório Franceschi, Letícia Brandão, representou a empresa no 14° Simpósio de autoanticorpos de Dresden, na Alemanha, que aconteceu de 10 a 13 setembro. O principal objetivo deste evento é reunir clínicos e cientistas especializados em autoimunidade do mundo todo para que possam trocar informações científicas, discutir metodologias laboratoriais e definir estratégias que auxiliem no diagnóstico de doenças autoimunes (como Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatoide, Esclerose Sistêmica, entre muitas outras).

Vale lembrar que nas doenças autoimunes há um desequilíbrio do sistema imunológico e que cada indivíduo pode apresentar manifestações diferentes de uma mesma doença. Desta forma, algumas vezes o diagnóstico pode ser demorado e a  escolha do melhor tratamento desafiante. Neste contexto, o 14° Simpósio de autoanticorpos de Dresden teve como foco a chamada “Medicina de Precisão”, que faz uma abordagem muito personalizada para cada paciente, levando em consideração características ambientais, genéticas e o estilo de vida de cada um.

O conceito de cuidado personalizado vai de encontro aos objetivos do Laboratório Franceschi, que busca cuidar de cada paciente e de cada exame de maneira única. Nossa assessoria médica participa ativamente dos processos de liberação de exames e está sempre à disposição para tirar dúvidas de nossos pacientes e colegas médicos.

 

5° Workshop do Consenso Internacional de FAN

No dia 09 de outubro, Letícia Brandão acompanhou também em Dresden, na Alemanha, o 5° workshop do Consenso Internacional de FAN  (Pesquisa de autoanticorpos anticélula).

O exame FAN auxilia na triagem para o diagnóstico de doenças autoimunes (como Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica, Síndrome de Sjögren e outras doenças como Cirrose Biliar Primária).  Este workshop é realizado com o propósito de discutir e promover o consenso em relação à realização e interpretação deste exame, considerando a riqueza de informações que pode fornecer e a complexidade de sua interpretação.

Afinal, nem todo FAN positivo é sinônimo de doença autoimune. Portanto, apenas um especialista é capaz de interpretá-lo corretamente. Em caso de dúvidas, procure um reumatologista. Nossa assessoria médica também está sempre à disposição para auxiliá-los.