Suspensão do Exame Células L.E.

Suspensão do Exame Células L.E.

Com base em trabalhos publicados na literatura médica, o Laboratório Franceschi fez a opção de suspender a realização do exame Pesquisa de Células LE na investigação de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES).
 
Já que os dados constantes na literatura mostram que a correlação clínica, nos casos de LES, é melhor avaliada com a Pesquisa de Fatores Antinucleares (FAN), a suspensão deste teste é perfeitamente justificada. 
 
Soma-se a esta justificativa o fato da técnica da Pesquisa de Células LE ser trabalhosa e apresentar vários fatores de interferência em sua realização.
 
Desde 07/2004, o Laboratório Franceschi, deixou de realizar este teste. 
 
Referências Bibliográficas
1. Eliminação da pesquisa de células LE como um dos critérios para o diagnóstico de Lupus eritematoso Sistêmico (LES). Leser, P.G., Dellavance, A. Clique aqui. 
2. Hoechberg, M.C., Arthritis Rheum 1997; 40, pp:1725.
3. Lupus erythematosus cell preparation, antinuclear factor and antideoxyribonucleic acid antibody incongruity in lupus erythematosus. Chee, Y. C. Ann Acad Med Singapore, 1983 Jan;12(1):109-14.
4. Laboratory procedures used in the diagnosis of systemic lupus erythematosus: a review. Gary L., Barr J. Am J Med technol, 1977 Sep; 43(9):856-6